Teste

14/09/2020

Saúde é um conceito complexo e muitas vezes um estado difícil de se conseguir. Estar saudável vai além de não ter doenças, envolvendo também aspectos sociais e psicológicos. Vamos abordar a seguir algumas questões importantes sobre saúde e dar dicas para uma vida mais saudável nos mais diferentes aspectos.

→ O que é saúde segundo a OMS?
Um conceito bastante conhecido de saúde é aquele que diz que “saúde é a ausência de doenças”. Para muitos autores, no entanto, saúde vai muito além desse simples entendimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, dá uma definição muito mais ampla.

Para a OMS, saúde é:

“O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

Com essa definição, vemos que não é necessário apenas não ter doenças para ser saudável, sendo fundamental estar bem em vários aspectos da vida. Um indivíduo saudável deve estar bem psicologicamente, apresentar boas interações sociais, viver em segurança, ter perspectiva de futuro, entre vários outros aspectos.

Ter perspectiva de futuro também é um ponto importante para que a pessoa sinta-se bem e saudável.
Ter perspectiva de futuro também é um ponto importante para que a pessoa sinta-se bem e saudável.

Leia também: Organização Mundial de Saúde

Desse modo, podemos concluir que ser saudável não é um estado fácil de se alcançar e também de se avaliar, sendo necessário, entre outros pontos, entender como o indivíduo encara os desafios do seu dia a dia e sua vida. Saúde passa a ser então um estado muito subjetivo que depende diretamente dos valores que cada indivíduo possui.

→ Ministério da Saúde
Para tratar dos problemas relacionados à saúde da população brasileira, foi criado o Ministério da Saúde, o qual foi instituído no dia 25 de julho de 1953 com a Lei 1.920. A missão do Ministério da Saúde é, segundo o próprio órgão: “Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania”. Sua função é “dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro”.

A saúde é um direito de todos os cidadãos e é um dever do Estado. Segundo a Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.